terça-feira, 23 de agosto de 2011

O cartunista e a cidade

Foto: Max Cenci

O artista gráfico e jornalista Edgar Vasques integrou o primeiro dia do Encontro de Escritores Gaúchos na Jornada, de certo modo representando a criação literária aliada à plástica. Ele é autor de histórias em quadrinhos, charges, cartuns e afirma que a literatura hoje está muito associada à criação da imagem. “Existe um acervo crescente de literatura ilustrada, fenômeno que começa nos anos 50. Com todos os aperfeiçoamentos dos processos gráficos e a chegada da eletrônica, esse processo se ampliou muito, então, a Jornada está caracteristicamente acompanhando o tempo”, relatou.
Além disso, Vasques explica com precisão o potencial dos quadrinhos como formador de leitores: "o aporte da imagem é muito importante, né? Facilita a entrada no mundo da ficção se houver o interesse e o apoio da imagem junto do texto. Este sempre foi o grande diferencial do quadrinho".
No Encontro, ele demonstrou imagens do seu trabalho relacionadas ao tema da cidade. "A cidade funciona como cenário e às vezes personagem da narrativa. Tenho feito muitos quadrinhos históricos e, nisso, há uma pesquisa de roupa, dos meios de transporte, do equipamento urbano das cidades."

Um comentário:

  1. Olá! Como é maravilhoso ver a Literatura ser divulgada com tamanha grandeza. Estou adicionando este blog ao meu blog "Linguagens e autorias", onde publico algumas produções textuais de meus alunos. Tem sido uma luta árdua a de torná-los amantes da leitura! Peço também autorização para colar em meu blog algumas postagens do blog da Jornada (é claro, com o devido registro da autoria). Desde já, agradeço.
    Olga Berger de Albuquerque Fabrício

    ResponderExcluir