quinta-feira, 2 de junho de 2011

Presidente da Câmara dos Deputados é convidado para a Jornada


A professora Tania Rösing, idealizadora da Jornada Nacional de Literatura e responsável por sua continuidade ao longo de 30 anos, movimenta-se pelo Brasil promovendo a Jornada. No momento, ela está em Brasília. Lá, acompanhada do reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), José Carlos Carles de Souza, e do prefeito de Passo Fundo, Airton Dipp, ela apresentou a programação do evento em audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia.

Marco Maia foi oficialmente convidado a participar dessa celebração à literatura, marco do calendário gaúcho e brasileiro. “São 30 anos de caminhada, de uma grande movimentação cultural com o objetivo de formar leitores literários, leitores das linguagens das diferentes manifestações culturais além dos leitores digitais”, pontuou Tania Rösing durante a audiência.

Marco Maia disse conhecer o evento e que fará o possível para comparecer. “O ato de ler é um processo de emancipação de todos os cidadãos. A Jornada Nacional de Literatura é um incentivo à leitura e ao desenvolvimento cultural”, comentou. “Sou um apoiador deste projeto por conhecer a sua importância.”

Vale lembrar que a origem da Jornada, em 1981, está ligada ao processo de redemocratização política e valorização da cultura. Diga-se: um elemento fundamental para a formação de cidadãos plenos.