sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Uma editora engajada em incentivar a leitura entre as crianças



A editora escocesa Kate Wilson, especialista em literatura infantil, faz participação dupla na 14ª Jornada Nacional de Literatura. No dia 26, próxima sexta-feira, ela participa do Simpósio Internacional de Literatura Infantil, às 8h30, no debate "Literatura, signos e suportes contemporâneos", ao lado de Ricardo Azevedo, Sérgio Capparelli, Leo Cunha e Maria Zilda da Cunha. Na mesma data, às 14 horas, integra um dos debates principais da Jornada, "Formação do leitor contemporâneo", às 14 horas, no Palco de Debates. Ela discutirá o tema com Beatriz Sarlo, Alberto Manguel, e Affonso Romano de Sant'Anna.

"Vou falar sobre as atitudes de leitura das crianças britânicas, e sobre como estamos vendo os níveis de divertimento com a leitura diminuírem no Reino Unido. Isso acontece na medida em que nossos métodos de ensinar se focaram mais em ensinar a mecânica da leitura e menos em uma abordagem do todo”, conta. “Pretendo discutir o desafio da leitura para as crianças que passam cada vez mais tempo em frente às telas, e se a leitura baseada nas telas é uma nova maneira de engajar as crianças na leitura."

Kate começou sua carreira em editoras vendendo direitos de livros infantis. Há 20 anos ela se dedica ao tema. De 1994 a 2004, foi diretora editorial de livros infantis da Macmillan. De 2004 a 2009, foi Diretora Executiva da Scholastic UK Ltd. Após uma breve incursão pela edição de livros para adultos, ela fundou sua própria editora, a Crow Nosy. O primeiro livro saiu em janeiro, e o primeiro aplicativo em fevereiro. Agora, pretende lançar 23 livros e quatro aplicativos ainda em 2011. "E duas vezes mais em 2012", empolga-se Kate.

Documentário sobre Josué Guimarães é lançado na Jornada



O escritor e jornalista Josué Guimarães foi um dos maiores incentivadores da primeira Jornada Nacional de Literatura. Acreditou na ideia da professora Tania Rösing e a ajudou a fazer o contato com os principais escritores gaúchos que participaram dos primeiros debates. Em homenagem a ele, será lançado o documentário A Jornada de Josué durante a 14ª Jornada, no próximo dia 26, durante o 3º Encontro Estadual de Escritores Gaúchos, com a presença do idealizador, o professor Miguel Rettenmaier, assim como os escritores Luís Augusto Fischer e Luiz Antônio de Assis Brasil.

O documentário é composto de trechos da entrevista que Josué concedeu ao jornalista Luis Antônio Pinheiro Machado, associados a fatos da vida, à contribuição dele para o jornalismo, a política, a literatura e a formação de leitores. Há ainda o testemunho de 28 escritores, pesquisadores e familiares.

A versão final do documentário tem pouco mais de uma hora e foi editada a partir de mais de 30 horas de depoimentos gravados. Deisi Fanfa destaca o depoimento da viúva de Guimarães, Nydia Machado Guimarães, que foi gravado ao longo de três dias em Canela, além das falas dos escritores Moacyr Scliar e Luis Fernando Veríssimo (que aparece na foto em cena do documentário). Scliar foi uma das últimas pessoas a ver Guimarães vivo – ele faleceu seis meses após a gravação do depoimento.

A produção envolveu ainda a transcrição de 33 fitas gravadas. Esse trabalho foi feito por estudantes da UPF que desenvolvem atividades no Acervo Literário Josué Guimarães (ALJOG), mantido pela UPF. O material deverá ser editado e posteriormente publicado em um livro homônimo. O vídeo ainda conta com trechos raros de uma gravação de 1984 com o escritor na casa dele. O material foi produzido pela L&PM e cedido pela TVE de Porto Alegre à UPF.

Para saber mais sobre o trabalho de Josué Guimarães, vale consultar o site recém-lançado. A página reúne informações sobre a sua obra e a sua vida, bem como assistir o trailer e saber mais sobre o documentário “A Jornada de Josué”. Há ainda depoimentos de outros escritores sobre Josué e até a mostra de seu processo criativo com fac-símiles de manuscritos.