segunda-feira, 9 de maio de 2011

Documentário sobre Josué Guimarães estreia na Jornada


Além das tradicionais conferências e encontros, está prevista para as Jornadas Literárias deste ano a estreia do documentário "A Jornada de Josué". O projeto é uma iniciativa de professores pesquisadores vinculados ao ALJOG - Acervo Literário de Josué Guimarães, da Universidade de Passo Fundo. Guimarães foi um grande incentivadores da organização de um evento literário de alta expressividade na cidade gaúcha.

No filme, o autor de Dona Anja tem vida e obra esmiuçadas em 28 depoimentos de amigos, colegas e familiares. Juntamente aos relatos de nomes como Moacyr Scliar e Ignácio de Loyola Brandão, figuram imagens de arquivo e entrevistas.

O gaúcho foi jornalista, escritor, ilustrador, político e rádio-ator. Em plena ditadura militar, desenvolveu sua veia literária e expôs seu posicionamento político por meio de romances e crônicas, publicadas sob diversos pseudônimos. Josué Guimarães dá nome ao Concurso Nacional de Contos, promovido anualmente pela Universidade de Passo Fundo e cujo resultado é sempre anunciado na abertura da Jornada Nacional de Literatura.

Para conhecer um pouco do trabalho da mente por trás de Tambores Silenciosos, o trailer de “A Jornada de Josué” pode ser visto em http://migre.me/4tDVZ .