quarta-feira, 20 de abril de 2011

A Jornada Nacional de Literatura foi um dos destaques da newsletter norte-americana Publishing Perspectives, de circulação mundial

Ao lado da Festa Literária de Paraty (a FLIP) e da Bienal de Livros do Rio de Janeiro, aparece como um dos eventos literários imperdíveis do Brasil, com o objetivo de estimular a leitura e vender livros.

A descrição é a seguinte, em tradução livre:
Passo Fundo é uma cidadezinha com 184 mil habitantes no sul do Brasil. Em 2006, foi nomeada “Capital da Literatura”, pelo então presidente da República, Lula, que ficou impressionado com a alta taxa de alfabetização da cidade, algo que foi alcançado com a ajuda da Jornada Nacional de Literatura. Este é o evento literário mais importante do Brasil e serve como modelo para mais festivais ao redor do país. Acontece bienalmente, em quatro tendas de circo espalhadas pela Universidade de Passo Fundo. A maior delas, chamada “Circo da Cultura”, recebe 5 mil pessoas. Outras tendas recebem 17 mil crianças, que interagem com autores. Gonçalo M. Tavares, Alberto Manguel, Beatriz Sarlo e Pierre Lévy são esperados para palestrar no evento deste ano – o trigésimo -, que acontecerá de 22 a 26 de agosto.

A postagem original pode ser vista em: http://ow.ly/4Etxs

Edney Silvestre virá para a Jornada


Escritor e jornalista, Edney Silvestre foi o vencedor do Premio Jabuti de Melhor Romance 2010 e do Prêmio São Paulo de Literatura Categoria Estreante por seu primeiro romance, Se eu fechar os olhos agora. Em 2010 criou e apresentou o programa Brasileiros da Rede Globo, ao lado de Marcelo Canellas e Neide Duarte. É também conferencista, roteirista, produtor e apresentador da televisão brasileira. Em nossa 14a Jornada ele participará da mesa "Diálogo, mídias e convergências", no dia 25 de agosto, às 14 horas, ao lado de Eliane Brum, Heloisa Buarque de Holanda e João Alegria.