quinta-feira, 21 de julho de 2011

A escrita de Luiz Antonio Aguiar



Roteirizar histórias em quadrinhos e pocket books de faroeste foi, por muito tempo, a atividade profissional do carioca Luiz Antonio Aguiar. Hoje em dia, expandiu fronteiras: escreve livros para leitores adolescentes, fundou e codirige a AEILIJ - Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil - e é sócio da Veio Libri Produções Literárias.

Ele corre o país fazendo palestras e dialogando com leitores; assim, é apropriadamente um dos autores convidados da 6ª Jornadinha: participa de uma conversa com o público na Lona Amarela do Circo da Cultura da Universidade de Passo Fundo. O encontro acontece na quinta-feira, dia 25 de agosto a partir das 14 horas.

Na ocasião, os alunos de 6° ao 9° ano escolar terão a oportunidade de discutir livros como "Quem matou o livro policial?", leitura recomendada para os participantes da Pré-Jornadinha.

Na produção de Luiz Antonio Aguiar destacam-se vários livros referentes a Machado de Assis, entre eles uma adaptação de "O Alienista" e um almanaque sobre o autor. Premiado nacional e internacionalmente, Aguiar recebeu, pelo livro "Confidências de um pai pedindo arrego", o Prêmio Jabuti de 1994, bem como a Menção AltamenteRecomendáveis pela FNLIJ. Também mereceram a Menção outras obras, como a coletânea de contos "Eles são sete", "O fantasma do Barão de Munchausen", "Contos de Copacabana" e muitas outras.