segunda-feira, 11 de abril de 2011

Música e poesia: uma ligação

Existe uma ponte entre a poesia e a música. O compositor Cid Campos é justamente um dos que a cruzam, moldando sonoridades que acompanham a fala ou o canto de versos. Durante a 14ª Jornada, ele se apresenta no dia 23 de agosto, mostrando como a poesia e o som se abraçam.

Cid passou a burilar as melhores formas musicais para acompanhar o ritmo das palavras poéticas. O seu álbum “No lado do olho”, por exemplo, traz versões musicadas para poemas de Augusto de Campos (o seu pai), Décio Pignatari, José Lino Grünewald, Walter Silveira, Haroldo de Campos e Lenora de Barros – cantadas ou faladas pelos próprios autores. Há participações ainda de Arnaldo Antunes e Adriana Calcanhoto. Sua discografia inclui também os discos "Poesia é Risco", com textos de Augusto de Campos, e "Ouvindo Oswald", com poemas de Oswald de Andrade.

Alias, o álbum “Poesia Falada” gerou o espetáculo de mesmo nome que foi apresentado tanto no Brasil como nos Estados Unidos e Europa. Ele também compôs trilhas sonoras para filmes, vídeos, balés e instalações multimídia. Um exemplo é a trilha do documentário "Poetas de Campos e Espaços" (produzido pela TV Cultura).