terça-feira, 12 de julho de 2011

Marcos Vilaça à frente dos escritores da ABL



A Academia Brasileira de Letras foi fundada pelo escritor Lúcio de Mendonça e teve sua primeira sessão em 20 de julho de 1897, presidida por Machado de Assis. O autor dedicou-se até o fim da vida à instituição literária que tem a cultura da língua e da literatura nacional como objetivo. A ABL é composta por 40 membros efetivos e perpétuos, os literatos conhecidos como "imortais", dos quais oito prestigiarão pessoalmente os 30 anos da Jornada de Literatura de Passo Fundo.

Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça, atual presidente da ABL, só tem elogios para a Jornada e seus 30 anos. Ocupante da Cadeira n° 26 desde o ano de 1985 (é o sétimo a preencher este espaço), está desde 2005 na presidência da instituição. Ele já passou uma vez pela Jornada, participando, a convite da Coordenadora Tânia Rösing, do que descreveu como "conferências de acadêmicos sobre clássicos da literatura brasileira".

Tais conferências compõem o programa dos Encontros Nacionais da ABL, que integram pela quarta vez a programação da Jornada de Literatura. Este ano, ele abre o Encontro ao lado de Domício Proença Filho, no dia 23 de agosto, às 8h30, no Auditório da Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo.

Participante de diversas instituições nacionais, Vilaça reconhece a importância do evento bianual de Passo Fundo: "As Jornadas trazem a literatura brasileira para o centro das atenções. Aproximam obras e escritores do grande público. Convertem-se em eficiente ente motivador da leitura de literatura. Em especial, com as 'Jornadinhas', constituem importante veículo de iniciação ao prazer de ler".

Vilaça entende que o preço dos livros é o principal entrave para o acesso à leitura no Brasil e, ainda neste âmbito, teoriza sobre o desenvolvimento do hábito da leitura nos jovens: a atividade deve se dar "a partir da motivação e da escolha, sem imposições". Além disso, aponta para a importância de medidas como a digitalização e disponibilização gratuita de acervos de domínio público e a troca de experiências por meio de encontros nestas iniciativas fomentadoras de cultura no país.