quarta-feira, 20 de julho de 2011

A magia dos contadores de histórias


O escritor, ilustrador, contador de histórias e especialista em Literatura Infanto Juvenil Celso Sisto é o idealizador do II Seminário Internacional de Contadores de Histórias de 23 a 26 de agosto na Jornada de Passo Fundo. Este ano haverá o lançamento do livro “A história fora do papel: a oralidade e o espetáculo” que é o resultado do seminário anterior. Para esta edição estão confirmados Niré Collazo (Uruguai), Cristina Taquelin (Portugal), Elvira Novell (Espanha) e os nacionais Jonas Ribeiro, Augusto Pessoa,Tino Freitas, além do próprio Sisto.

Um bom contador de histórias é sempre uma ponte para levar o ouvinte até o livro, garante Sisto: “Neste seminário iremos discutir, sublinhar, conhecer experiências de atuação de contadores brasileiros e estrangeiros nos mais variados espaços: na sala de aula, na biblioteca, nos espaços comunitários (clubes, igrejas, câmaras de vereadores, prefeituras, salões, praças, museus, teatros, etc.). A pergunta principal do nosso seminário deste ano é: os espaços de atuação dos contadores de histórias exigem repertório, abordagens, metodologias de trabalho e de atuação diferentes?

Esses profissionais vêm ganhando cada vez mais espaço e relevância na formação de uma rede de agentes de cultura. Sisto mostra como os contadores de histórias podem contribuir com o encantamento: “Ninguém resiste ao fascínio de uma história bem contada. Uma história que toca o ouvinte, que desperta seu interesse, vai também suscitar o desejo de mais histórias. Vai dar vontade de ir até o livro, vai dar vontade de contar para os outros. Vai ficar ecoando lá dentro até se misturar com a própria história do ouvinte. Vai contribuir para o desvendamento do mundo, para a inventividade, para a criação, para a ampliação das capacidades expressivas. Enfim, essa cadeia começa no contador de histórias”.