quarta-feira, 27 de julho de 2011

Programação paralela recheia a Jornada

A 14ª Jornada Nacional de Literatura promove uma imersão completa em literatura. São debates, seminários, conferências, encontros para crianças, noites para jovens e uma série de conversas (confira a programação completa no site). Não bastasse tudo isso, há ainda uma intensa programação paralela, que anima diversos espaços de Passo Fundo com espetáculos, saraus, oficinas e, é claro, conversas sobre literatura.

As companhias teatrais Teatro De Pernas Pro Ar, Povo da rua, Teatro Novo e Bando de Brincantes entram em cena no Circo da Cultura e no Auditório do Centro de Eventos: O primeiro grupo apresenta "Cortejo espetáculo: banda circense", às 12 e às 17 horas, entre 23 e 26 de agosto. Já a companhia Povo da Rua mostra o espetáculo “A Caravana da Ilusão” nos dias 25 e 26, às 12h45. A Cia. de Teatro Novo, por sua vez, encena "Criança Pensa", às 12h30, ao passo que o Bando de Brincantes apresenta "Jogos de inventar, cantar e dançar", às 15h30, ambas as peças nos dias 23 e 24.

Já no dia 23 de agosto, às 19h30, Pedro Herz (na foto), o diretor da Livraria Cultura fala sobre as perspectivas de negócios do livro, no Auditório de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis. Os amantes do livro emblemático “O Estrangeiro”, de Albert Camus, terão duas chances para acompanhar uma conversa exclusivamente dedicada ao assunto com Jacinto Nelson de Miranda, no dia 25, no Auditório da Faculdade de Direito, às 8h30 e às 19h30.

Os cafés literários, mais informais, acontecem nos dias 23, 24 e 25, sempre às 17 horas, no Centro de Convivência da Universidade de Passo Fundo. Deles, participarão Vitor Ramil, o futuro vencedor do 7° Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura (divulgado no dia 22, na abertura da Jornada) e Marco Lucchesi. Os bate-papos com os autores se estendem a outros espaços: no Auditório do Centro de Eventos, o público poderá encontrar o escritor e criador de games Christopher Karstesmidt, assim como Flávia Lins e Silva e Maria Tereza Maldonado. Por outro lado, toda a vivacidade das histórias contadas oralmente poderá ser conferida nas sessões com Cibele de Costa Hubner, na quarta-feira, 24 de agosto, no Laboratório Central de Informática.

Além disso, a programação paralela oferecerá, entre terça e quinta-feira, oficinas relacionadas à tecnologia e ao cinema. Haverá também uma Feira do Livro no Centro de Cultura Popular, com lançamentos de livros e autógrafos.