sexta-feira, 29 de julho de 2011

Anedotas literárias


Os Anedotários da Jornada são uma série de livros dedicados a expor os bastidores da Jornada de Literatura através dos anos. Episódios engraçados, tensos, inusitados, ridículos e outros mais compõem este registro histórico. A antologia conta com três livros, somando o total de 95 relatos de escritores participantes e de membros da organização do evento.

São momentos como o retratado no texto “Reiteradas ‘transgressões’” - transcrito abaixo diretamente do segundo volume do Anedotário - em que uma instituição nacional da literatura do quilate da Jornada se vê despida da seriedade e revela a imprevisibilidade das relações humanas que a constituem.



Reiteradas "transgressões"

"O serviço médico da Jornada foi acionado para atender a ma emergência. Um dos artistas que participou das performances realizadas na abertura de cada sessão da 3ª Jornadinha Nacional de Literatura estava hospedado no motel. As mudanças na temperatura, as atividades no Circo da Cultura com roupas inadequadas para aquela temperatura, a locomoção em espaço aberto e fechado provocaram uma grande gripe nesse jovem. O serviço médico da Unimed deslocou-se ao motel para avaliar o estado de saúde/doença do artista.

O motorista da UPF, encarregado de levar a médica de plantão, avisou a coordenação de que precisaria realizar esse deslocamento até o motel. A médica, uma mulher jovem e simpática, de estatura média, demonstrava um certo constrangimento. Ao entrar no apartamento do motel, visualizou o paciente deitado, totalmente coberto, com muito frio, em meio à cama redonda. Solicitou-lhe que se deslocasse para a beira da cama, deixando seus pés do lado de fora, descobertos, a fim de poder examiná-lo.

Constatou um estado gripal profundo, acompanhado de uma tosse severa. Aviou a receita. Solicitou ao motorista que, após deixá-la na Central Médica, comprasse os remédios e os levasse ao paciente para iniciar o tratamento. Dessa forma, o carro com a logomarca da UPF entraria pela segunda vez no motel em menos de uma hora.

Após a ingesta dos medicamentos, o paciente não apresentou a melhora esperada. Novamente acionado o serviço médico. O carro com a logomarca da UPF entraria pela terceira vez no motel, na mesma tarde. A médica identificou possíveis sinais de uma pneumonia. Solicitou um RX de tórax, que deveria ser feito no centro da cidade.

Enquanto o motorista levava a médica até o Circo da Cultura, o paciente ficou se preparando para ir até uma clínica.

O carro entrou pela quarta vez no motel. Até hoje, não se tem certeza se isso foi verdadeiro ou foi uma história inventada para justificar as entradas do carro com a logo da UPF no motel, por quatro vezes, na mesma tarde. Quanto ao estado do motorista, treme até hoje com medo de não ter sido entendido pela administração da Universidade..."



A Editora da Universidade de Passo Fundo é o órgão responsável pela publicação dos anais bem humorados da Jornada. Você pode adquirir o primeiro volume da coleção pelo site da editora.