terça-feira, 31 de maio de 2011

Terminam amanhã (1/06) inscrições para Concurso de Contos


O vencedor do 12° Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães terá este ano, além do prêmio de R$ 5 mil, uma viagem de dez dias a Santiago de Compostela, na Espanha. O premiado poderá estudar durante este período na Universidade de Compostela. Primeiro e segundo colocados serão anunciados no dia 22 de agosto, na abertura da 14ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo. O segundo colocado receberá R$ 3 mil.

O Concurso de Contos Josué Guimarães coincide, nesta edição, com os 30 anos da Jornada Nacional de Passo Fundo e com o 90° aniversário do autor que dá nome ao prêmio. Josué Guimarães foi escritor e jornalista e incentivou a criação de um evento literário de grande porte na cidade de Passo Fundo – as Jornadas. Em 1988, à época de sua morte, teve seu nome emprestado para nomear a Jornada Literária daquele ano.

Além da 3ª Jornada Nacional de Literatura Josué Guimarães, ele vem sendo homenageado bienalmente com o Concurso de Contos, esta ação de incentivo à produção literária, desde 1988. “Josué acreditou em nossa proposta de formação de leitores e fez os primeiros contatos com renomados escritores nacionais para a participação na primeira edição. Se não fosse ele, dificilmente conseguiríamos começar com o brilho de autores como Armindo Trevisan, Carlos Nejar, Moacyr Scliar, Sérgio Capparelli e Deonísio Silva, além do poeta Mario Quintana, homenageado especial”, conta Tânia Rösing, idealizadora e coordenadora das Jornadas Literárias.