terça-feira, 14 de junho de 2011

Boa notícia para as feiras de livros

A Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério da Cultura, e a Câmara Brasileira do Livro (CBL) lançam amanhã, dia 15, o Circuito Nacional de Feiras de Livros. Trata-se de um pacote do Ministério da Cultura para estimular a expansão dessas feiras no País. As empresas poderão abater até 100% dos investimentos se patrocinarem esse tipo de evento através da Lei Rouanet. Haverá uma série de outros tipos de incentivo, como a realização de seminários de formação para bibliotecários e professores, criação de Planos do Livro e Leitura nos estados e municípios e, ainda, outros projetos culturais.

É claro que a Jornada Nacional de Literatura faz parte desse circuito, ocupando um lugar de honra. Amanhã, durante o lançamento do Circuito em São Paulo, na Cinemateca, a idealizadora da Jornada, Tania Rösing estará presente, assim como o reitor da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Souza, e um dos mediadores dos debates, o escritor Ignácio de Loyola Brandão.

Oficinas literárias, tema de Charles Kiefer


Charles Kiefer é um escritor nascido na cidade de Três de Maio. Escreveu mais de trinta livros, tendo ganhado o Prêmio Guararapes e, por três vezes, o Jabuti. Em seu currículo constam ainda os cargos de Secretário da Cultura de Porto Alegre e de Secretário-Adjunto Estadual da Cultura. Foi professor de Escrita Criativa na Faculdade de Letras da PUC-RS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e vem desenvolvendo há vinte anos uma oficina literária com seu nome, eventualmente revelando novos talentos. Sua experiência didática deu como fruto, além da oficina, o livro “Para ser escritor”, de 2010.

Kiefer participará do 3° Encontro Estadual de Escritores Gaúchos no dia 25 de agosto (quinta-feira), da 8h30 às 11h30. Estará presente no debate “Oficinas literárias – como são, para que existem, que futuro têm”, ao lado de Jane Tutikian, Luiz Antônio de Assis Brasil e Marcelo Spalding. O encontro será no Auditório do Centro de Educação e Tecnologia (Prédio B3), na Universidade de Passo Fundo. Ele é bastante conhecido pela novela ficcional de temática adolescente de 1982, “Caminhando na chuva”, que vendeu mais de 100 mil exemplares. Também teve o livro “Você Viu Meu Pai Por Aí?” reconhecido pelo Prêmio Altamente Recomendável para Adolescentes, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Desde 2006, a Editora Record re-edita todas as suas obras. Algumas delas estão sendo vertidas para as linguagens dramática e cinematográfica. É o caso dos filmes “O chapéu” e “Dedos de pianista” (ambos de Paulo Nascimento) e das peças “Escorpião da sexta-feira” e “Quem Faz Gemer a Terra”.