terça-feira, 9 de agosto de 2011

Aliados na missão de promover a leitura

Seguramente, em 30 anos de atividade, a Jornada de Literatura de Passo Fundo vem conseguindo resultados positivos na difusão da leitura: o crescimento na média de leitura por habitante em Passo Fundo – 6,5 livros por ano, bastante superior à do resto do país - e o subsequente título de Capital Nacional da Literatura estão aí como prova disso. Centenas de autores e leitores passaram pelo Circo da Cultura durante todo este tempo, e os esforços para manter um acontecimento desta magnitude em meio aos contratempos literários do país não foram poucos.

O Circo da Cultura se ergue bienalmente graças ao picadeiro, que se contrói com muito suor, mas também ao incentivo de empresas à cultura. Após 14 edições de empenho e realizações, empresas como Petrobras, Banrisul, Grupo CEEE e SESI acreditaram no potencial da Jornada. Assim como elas, Eletrobras, BNDES, OI, Ambev, Braskem, Coca Cola, Fonte Ijuí e as Lojas Colombo também reconheceram a importância do acontecimento. E, completando esta lista, estão RGE, Hospital São Vicente de Paulo, BS BIOS Energia Renovável, Farmácias São João, Banco do Brasil, Grupo Grazziotin, Unimed, Italac, Kozma Diagnóstico por imagem, Hospital da Cidade, Oniz Distribuidora, Azambuja.

Ao lado dos patrocinadores, há também os apoiadores da Jornada deste ano: Fundo Nacional de Cultura, OI Futuro, Correios, Sistema Fecomércio-RS, SESCSP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Trevisan Construção civil, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, Câmara Brasileira do Livro, Organização dos Estados Ibero-Americanos, Câmara do Livro e CEXECI (Centro Extremeño de estudios y cooperación con Iberoamérica).

Por fim, a organização da Jornada contou com a cooperação da UNESCO e financiamento do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, dos Ministérios da Educação, da Cultura e do Turismo e do Governo Federal. Sem todos estes nomes, seria mais difícil realizar as conferências e promover os encontros com os escritores. Que sigam apoiando e acreditando no potencial da missão da leitura; que a Jornada continue, com vigor, por muitos anos!

A Petrobras aposta em literatura

Desde a sua 9ª edição, a Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo é patrocinada pela Petrobras, que incentiva a literatura através de diversas maneiras. A gerente de Patrocínio, Eliane Costa, comenta a política de incentivo à cultura na seguinte entrevista.

Qual é a relação da Petrobras com a 14ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo? Quais os motivos do patrocínio?
Eliane Costa – A política de Patrocínios da Petrobras está de acordo com o planejamento da empresa, que visa não apenas a lucratividade, mas também o crescimento do país e o compromisso social. Somos patrocinadores da Jornada desde a sua 9ª edição, em 2001. Acreditamos na singularidade do projeto, cujo mérito é anterior mesmo ao evento, porque aposta na formação de leitores, desenvolvendo uma metodologia de leitura junto a crianças e jovens da região, e mobilizando mais de 30 mil pessoas a cada edição.

Hoje, a Petrobras é reconhecida como a maior empresa financiadora das artes no país. O que a empresa tem feito pela cultura do livro e da leitura?
Eliane Costa – Patrocinamos projetos no Brasil inteiro, em segmentos diferentes, contemplando a nossa diversidade étnica e regional. Atualmente, estamos presentes em inúmeros projetos de restauro e digitalização de arquivos e bibliotecas, como a Brasiliana. A Petrobras também tem realizado um edital voltado para escritores, para o patrocínio da produção literária, que já contemplou 55 projetos.

Nesta quarta saem os finalistas do Prêmio Zaffari & Bourbon de Literatura


Os 10 finalistas do sétimo Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura serão conhecidos nesta quarta-feira, 10 de agosto. A comissão julgadora do concurso estará reunida na Dado Bier do Shopping Bourbon Country (Avenida Túlio de Rose, 100, Porto Alegre) e fará o anúncio, às 11h, dos escritores que seguem na disputa pela premiação. O ganhador será conhecido dia 22 de agosto, durante a abertura da 14ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo - RS. O Prêmio Passo Fundo Zaffari & Boubon de Literatura deste ano entregará ao vencedor R$ 50 mil a mais do que nas seis edições anteriores, totalizando R$ 150 mil e consolidando-se cada vez mais como um dos maiores prêmios da cena literária brasileira. A premiação é destinada ao melhor romance de língua portuguesa publicado nos últimos dois anos, no período entre junho de 2009 e maio de 2011.