terça-feira, 3 de maio de 2011

Escritores gaúchos têm espaço especial

Uma das muitas atrações da 14ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo é o Encontro Estadual de Escritores Gaúchos. Em 2011, está em sua 3ª edição e divide-se em quatro dias, com temas diferentes, porém que coincidem no debate sobre a criação literária. O coordenador do encontro é o escritor Luís Augusto Fischer (foto).


Diversos autores foram convidados a integrar as conferências, que acontecem entre os dias 23 e 26 de agosto, sempre das 8h30 às 11h30. O conteúdo do Encontro é bem abrangente, já que os convidados para as mesas têm afinidades profissionais que acompanham a variedade dos temas discutidos em cada sessão. Participam tanto nomes consagrados como talentos mais atuais da narrativa gaúcha. O encontro acontecerá no Auditório do Centro de Educação e Tecnologia, no prédio B3 – Campus I – Universidade de Passo Fundo.

No primeiro dia, Flávio Ferrarini, Paulo Neves, Ismael Caneppele, Vitor Ramil e Edgar Vasques reúnem-se na discussão Escrever a cidade – assunto limite, condenação, liberdade. No dia seguinte, o foco é outro, no debate Literatura ao vivo – leituras, saraus, performances, encontros: os presentes serão Kátia Suman, Paulo Scott, Fernando Ramos e Daniel Weller. Charles Kiefer, Jane Tutikian, Luiz Antônio de Assis Brasil discutem na Quinta-feira sobre Oficinas de literatura – como são, para que existem, que futuro têm. Na derradeira sessão, sexta-feira, Sergio Faraco protagoniza um depoimento-homenagem.