segunda-feira, 25 de julho de 2011

Conversa paralela com Flávia Lins e Silva


No dia 23 de agosto a 6ª Jornadinha inicia suas atividades. Na programação constam várias conversas entre jovens leitores e autores e apresentações musicais. Além de uma semana inteira praticamente dedicada aos diálogos, parte da programação paralela está reservada a eles. E o encontro inaugural é com Flávia Lins e Silva.

Flávia é documentarista, roteirista e escritora. Já escreveu para o cinema e para a televisão e é autora de mais de dez livros para crianças e jovens, dos quais sobressaem "O Iglu", "Diário de Pilar na Grécia" e "Mururu no Amazonas". Este último título foi incorporado por acervos literários internacionais como a do Congresso Americano, da Biblioteca Nacional de Paris e da White Raven.

Entusiasmada com a participação, ela estará nos dias 23 e 24 de agosto, às 14h30, no Auditório do Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo. Suas expectativas diante de interlocutores que leram sua obra não poderiam ser melhores: "vira uma conversa de verdade, com pessoas que certamente têm perguntas interessantes a fazer e não um simples 'encontro social'".

Jogos de palavra, algumas imagens e, é claro, uma narrativa interessante são os principais recursos tidos pela autora como capazes de criar interesse pela leitura no público infanto-juvenil. Além disso, acha que as novas mídias podem ser de grande ajuda para alcançar este objetivo. Aludindo aos livros digitais - que estão "na mesma mídia dos jogos" -, ela diz também ter assimilado uma dinâmica de publicação digital: "mantenho o blog da Pilar sempre com várias informações sobre livros e as crianças comentam os livros sugeridos. Muito bacana". Aliás, além do blog da Pilar - diário de sua principal personagem, cuja simpática boneca ilustra esta postagem - , a autora também pode ser encontrada em seu site oficial.