sexta-feira, 22 de julho de 2011

Leitura em debate com Rodrigo Lacerda


Revezando-se com Cláudio Fragata para conversar com um público jovem, na Lona Azul do Circo da Cultura, estará Rodrigo Lacerda. Responsável pela tradução de obras de autores clássicos para o português, Lacerda concilia este ofício com a publicação de obras originais nos últimos dezoito anos.

O escritor integra a programação de quinta-feira, dia 25 de agosto, da 6ª Jornadinha Nacional de Literatura, discutindo sobre seu primeiro romance dedicado ao público juvenil, "O Fazedor de Velhos". Publicado em 2008 pela editora Cosac Naify, o livro conquistou os prêmios Biblioteca Nacional, Fundação Nacional do Livro Infantil, Jabuti e White Ravens e foi adotado por colégios de todo o Brasil.

Sucinto em suas respostas, Lacerda acha positivo e diferente interagir com um público que com certeza já leu sua obra. Comenta que "a conversa nesses casos costuma ganhar rumos muito mais inesperados e, portanto, interessantes". O autor diz-se feliz em ter sido convidado e acredita garantir o interesse juvenil para seus livros por não subestimar sua inteligência.

Ele se encontra a partir das 14 horas com o público de estudantes do 6° ao 9° ano escolar, que julga menos propenso à paixão pelos livros, em parte pela enxurrada rotineira de informação. A dificuldade de atrair interesse pelo livro poderia ser um reflexo de que as múltiplas mídias novas "exigem menos esforço intelectual e tomam o tempo da criança e dos adultos". Talvez por isso valha a pena complementar a leitura, estendendo-a para o debate: "a experiência da leitura é, ainda, insubstituível para a expansão de nossa sensibilidade e de nossa compreensão da vida e dos outros", filosofa.