quarta-feira, 6 de abril de 2011

Seminário Internacional

A partir de 27 de abril de 2011 estará disponível no site da Jornada Nacional de Literatura o link para encaminhamento do resumo para as inscrições dos trabalhos participantes do Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural. Cada trabalho deverá ter, no máximo, 4 mil caracteres. O texto deve ter relação com os seguintes temas:

  • A cultura em rede e a sociedade globalizada
  • A leitura e a escrita no meio digital
  • A leitura literária no contexto multimidial
  • O ensino da literatura em novas mídias
  • A educação e as novas ferramentas tecnológicas
  • Leitura literária, cultura e sociedade

Um grande exemplo

"Quem teve a oportunidade de assistir e participar alguma vez da Jornada Nacional de Literatura que, há muitos anos, se organiza na cidade de Passo Fundo graças ao empenho, coragem, profissionalismo e generosidade da professora da Universidade de Passo Fundo, Tania Rösing e sua equipe, é testemunha do que é uma grande festa cidadã da leitura. A Jornada Nacional de Literatura, que neste ano de 2011, chega à sua 14ª edição, é o exemplo mais contundente da participação cidadã na leitura e em tudo que a rodeia, quando o que se propõe à sociedade é atrativo, sério e enriquecedor.

Do CEPLI (Centro de Estudos de Promoção da Leitura e Literatura Infantil) da Universidade de Castilla La Mancha, com sede em uma pequena cidade espanhola, Cuenca, todos aqui trabalhamos por e para a formação de formadores e mediadores em leitura. Temos nas Jornadas de Passo Fundo um magnífico espelho do "bem fazer", no qual queremos nos focar em busca de alento e energia. Felicidades e nosso mais fraternal abraço!"

Pedro C. Cerrillo, diretor do CEPLI, em nome de toda a equipe do Centro.