quarta-feira, 15 de junho de 2011

O encontro com a Ministra da Cultura



Com o seu entusiasmo e humor característicos, a idealizadora e coordenadora da Jornada Nacional de Literatura, a professora Tania Rösing, aproveitou o evento de lançamento do Circuito Nacional de Feiras de Livros, na Cinemateca de São Paulo, para convidar a Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, a visitar a 14ª Jornada Nacional de Literatura. Da comissão da Jornada, estavam presentes também o reitor da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Souza, e o escritor Ignácio de Loyola Brandão.

Tania presenteou a Ministra Ana com uma das canecas especiais criadas pelo cartunista Paulo Caruso para a Jornada. “Trouxe esta do ano em que o Chico Buarque ganhou o prêmio Zaffari Bourbon”, disse a professora. “E o Paulo me contou que desenhou o Chico feio na caneca como forma de se vingar por ele sempre ficar com as mulheres mais bonitas”, brincou.

Ouvindo os comentários do escritor Ignácio de Loyola Brandão sobre a Jornada, que disse ser “lindo ver seis mil pessoas no público para ouvirem um escritor, e as pequenas lonas para crianças”, a Ministra comentou que é “importante e fundamental o estímulo à leitura”. A professora Tania então reforçou o convite, dizendo que “são 30 anos de luta da Jornada”, e que a presença da ministra seria muito importante.

No evento de presenças ilustres da área de literatura, a Jornada foi citada pelos presentes como um exemplo a ser seguido pelo País. O evento lançou o Circuito Nacional de Feiras de Livros – uma iniciativa da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e da Fundação Biblioteca Nacional (Ministério da Cultura) – que visa beneficiar as feiras de livros que já existem e incentivar a criação de novos eventos através de renúncia fiscal de 100% para patrocinadores, pela Lei Rouanet; o incentivo da Caravana dos Escritores, levando autores conhecidos e novatos a várias cidades; seminários de formação de mediadores como bibliotecários e professores e apoio às bibliotecas, entre outras medidas.