sexta-feira, 10 de junho de 2011

Uma autora premiada entre os gaúchos

A portoalegrense Jane Tutikian é um dos destaques no 3° Encontro de Escritores Gaúchos, que acontece este ano no Auditório do Centro de Educação e Tecnologia, na Universidade de Passo Fundo. O debate do qual fará parte é “Oficinas de literatura – como são, para que existem, que futuro têm”, no dia 25 de agosto, entre as 8h30 e as 11h30.

Tutikian é pós-doutora especializada em Literaturas Portuguesa e Luso Africanas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Entre suas obras publicadas, figuram livros de contos, de ensaios e, principalmente, novelas infanto-juvenis. Foi laureada com prêmios literários como Jabuti (por “A Cor Azul”, em 1984), Tibicuera (por “Um time muito especial”, em 1994) e Açorianos (por “Alê, Marcelo, Jú & Eu”, em 2001), entre muitos outros.

Em 2001, assumiu a cadeira de número 39 na Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul e, entre 2002 e 2009, foi vice-diretora cultural da Associação Gaúcha de Escritores.

Jane Tutikian também foi responsável pela organização de vários livros, especialmente de antologias poéticas, que compõem as obras completas de Fernando Pessoa, pela Editora L&PM.

No âmbito acadêmico, trabalha com Literatura Comparada e estudos culturais e de identidade de países lusófonos. Seu livro de ensaios “Velhas identidades novas” é um fruto da produção desta linha de pesquisa.