sexta-feira, 24 de junho de 2011

Literatura interativa

O americano Nick Montfort reúne as qualidades de artista irrequieto e acadêmico prestigiado. Poeta, cientista da computação, professor associado do Massachusetts Institutde of Technology (o famoso MIT), ele criou uma série de obras de ficção interativas em novos formatos para a internet e mídias digitais. A sua participação é mais do que oportuna na 14ª Jornada, cujo tema perpassa as questões das novas mídias e redes. Ele faz a conferência "Literatura e imaginário no século 21", na programação do 10º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, com o tema "Culturas, Leituras e Interações: das comunidades orais às redes sociais", no dia 24 de agosto, das 8h30 às 9h30, no auditório do Iceg (prédio B5), Campus I.

Em 2002, por exemplo, ele escreveu com William Gillespie "A Palindrome Story" – uma história usando os palíndromos (palavras que podem ser lidas em qualquer direção), com direito a uma versão online com um kit de palíndromos. Já em "Implementation" ele propôs uma novela impressa em folhas de adesivo, que eram distribuídas a pessoas instruídas a colarem-na em locais visíveis ao público. Neste caso, o componente online era a publicação de fotografias dos adesivos sendo instalados pelos participantes em seus novos contextos. A história foi escrita em conjunto com Scott Rettberg.

Atuante, Nick Montfort é exemplo de pesquisador que experimenta novos formatos interativos, levando a literatura a outros suportes e modalidades.