terça-feira, 26 de julho de 2011

Paixão pelas Letras

O carioca Domício Proença Filho dedicou sua vida ao ensino da Língua Portuguesa. Atual ocupante da cadeira 28 da Academia Brasileira de Letras desde março de 2006, ele é um dos imortais participantes do 4° Encontro Nacional da ABL. Ao lado do acadêmico Evanildo Bechara (escalado para substituir Marcos Vinicios Vilaça), ele estará no Auditório do Instituto de Ciências Exatas e Geociência (Iceg), da Universidade de Passo Fundo. O encontro entre os dois cânones acontece no dia 23 de agosto, às 8h30, e merece ser conferido.

Nascido em 1936, Domício lecionou em instituições de ensino fundamental, médio e superior. É Professor titular emérito de literatura brasileira na Universidade Federal Fluminense (UFF) e também reconhecido internacionalmente: ministrou cursos de Literatura Brasileira, na condição de professor titular convidado, nas universidades alemãs de Tübingen, Aachen e Colônia. Também já participou do Júri do Prêmio Camões, láurea maior da literatura lusófona.

Além disso, é um escritor prolífico: tem 55 obras de sua autoria, principalmente de conteúdo ensaístico e crítico e também títulos didáticos e paradidáticos, voltados à língua portuguesa e à literatura. Entretanto, isso não impediu que ele enveredasse também pelos caminhos da poesia e da ficção. Neste plano está o livro "Capitu - Memórias Póstumas", um de seus livros mais recentes. Trata-se de um romance original, escrito a partir de "Dom Casmurro", de Machado de Assis. Escrito sob a ótica de uma das personagens mais famosas da Literatura Brasileira, este texto foi adaptado para leitura dramática da atriz Fernanda Montenegro.