sexta-feira, 15 de julho de 2011

Leonardo Brasiliense traz seus contos para a Jornada


O escritor Leonardo Brasiliense participará pela primeira vez da Jornada de Passo Fundo com o livro “Whatever”, da Editora Artes e Ofícios. Ele estará na Lona Azul ao lado de Giba Assis Brasil no dia 26 de agosto, na 6ª Jornadinha Nacional de Literatura e, em seguida, autografará sua obra.

Leonardo nasceu em São Gabriel/RS, formou-se em Medicina na Universidade Federal de Santa Maria e atualmente trabalha na Receita Federal. É autor dos livros O desejo da Psicanálise (Sulina, 1999), Meu sonho acaba tarde (WS Editor, 2000), Desatino (Sulina, 2002), Adeus conto de fadas (7 Letras, 2006, Prêmio Jabuti de Melhor Livro Juvenil em 2007), Olhos de morcego (7 Letras, 2007), Whatever (Artes e Ofícios, 2009) e Três dúvidas (Companhia das Letras, 2010). Tem publicado contos, minicontos e artigos em periódicos, antologias e sites literários, e é membro da Associação Gaúcha de Escritores.

Para ele, uma das formas de levar leitura de qualidade para as crianças é indicar os clássicos infantis: “Os clássicos ajudaram a formar o imaginário das gerações anteriores. Esse elo não pode se perder. Só se constrói um grande edifício mantendo os andares de baixo, senão tudo cai, ou ele nunca vai ser alto.

Entusiasmado com a leitura previa de seu livro pelas crianças participantes da Jornadinha, o escritor disse que essa iniciativa faz muita diferença na hora da conversa: “Espero que a obra consiga falar com eles muito mais do que eu mesmo”. Seu livro tem dez contos protagonizados pelo jovem João Pedro, que parece desanimado com os estudos e com a vida. A obra retrata sua relação com a escola, os colegas e a família, além das incertezas quanto ao futuro nos últimos anos do Ensino Médio.

Sobre o tema desta edição “Leitura entre nós: redes, linguagens e mídias”, Leonardo acredita que o problema é como utiliza-las em benefício da leitura : “Todas elas podem servir para incentivar a leitura, o que sabemos não ser a realidade hoje. Eu quero ter filhos logos e saber como incentiva-los para a leitura. Todo esse panorama me assusta.”

Para saber mais sobre o autor confira o site http://www.leonardobrasiliense.com.br) e o blog http://leonardobrasiliense.blogspot.com/).