segunda-feira, 30 de maio de 2011

Um breve comentário sobre uma longa jornada


Em 30 anos de história, muita coisa aconteceu nas Jornadas Nacionais de Literatura. A essência continua intacta e imutável, mas o evento expandiu em tamanho de público e importância.

Na primeira edição, 750 participantes marcaram presença numa então jovem Universidade de Passo Fundo (fundada havia apenas 13 anos). Em 2011, mais de 130 pessoas participarão de todas as atividades relacionadas com a Jornada.

Neste período ainda, 329 escritores passaram pela Jornada e 101 pela Jornadinha. 804 pesquisadores compartilharam e discutiram seus conhecimentos em 62 seminários de pesquisa. O Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães está em sua 12ª edição e o Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura em sua 7ª edição.

Além da longevidade invejável, a Jornada de Literatura vem cumprido um importante papel na formação de leitores. De acordo com o presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo, Jocarly Patrocínio de Souza, “a Jornada é o maior e mais importante evento da literatura do país”. Não por acaso, a cidade de Passo Fundo foi nomeada Capital Nacional da Literatura em 2006. Mas isto não é fruto apenas de um evento bienal: “os nós que compõem essa rede de interação do público com as letras não se limitam aos dias da Jornada, mas integram propostas inovadoras da formação de leitores que propiciam a Passo Fundo e região respirar literatura”, completou Souza.

Mantendo-se como o maior palco de debate literário da América Latina, a Jornada tem ainda, aos seus 30 primeiros anos de vida, uma perspectiva brilhante à frente. E que venham mais três décadas!