sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Uma homenagem especial e merecida

Crédito: Tiago Lermen
O escritor Ignácio de Loyola Brandão, coordenador dos debates, fez uma homenagem para a idealizadora e coordenadora da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, Tania Rösing. Confira a íntegra de sua fala no Circo da Cultura:


"Creio que, tendo passado por todas as Jornadas a partir de 1985, eu possa falar em nome dos escritores que estão nesta, ou que estiveram em todas as anteriores. Em nome dos escritores que se foram, desde Josué Guimarães, Mario Quintana e até Moacyr Scliar. Nós escritores, a literatura brasileira, os professores, os estudantes e os leitores devemos muito a estas Jornadas, acontecimento único no Brasil. Talvez na América.

Nestes 30 anos conheci duas mulheres excepcionais. Estas duas, na verdade são uma. É que uma era grande, gorda, espaçosa. A outra é magra como uma modelo de passarela. Estas duas/uma são duas/uma das pessoas mais arrojadas, loucas, corajosas, idealistas, lutadoras, apaixonadas, sonhadoras e extraordinárias que conheço. Que conhecemos.

Repeti dezenas de vezes uma das famosas frases de Otto Lara Resende: “Quem não foi a Passo Fundo não é consagrado”. Não há fotografia, filme, vídeo, não há nada que possa reproduzir com exatidão o que acontece aqui a cada dois anos.

Duvido que Tania tivesse um mínimo de premonição do que aquele primeiro encontro de escritores pudesse ser no futuro. Entre aquele primeiro, regional, e este de hoje, internacional, nacional avassalador, o Brasil viveu 30 anos de uma história de transformações e desenvolvimento.

Não há quem não conheça Tania. Ninguém a quer como inimiga. Mas ela tem alguns, tem desafetos, tem quem a sabota, quem a menospreza. Digo eu: esses poucos hão de arder no fogo do inferno.

Crédito: Tiago Lermen
Tania conhece as salas de todos os ministérios, autarquias, repartições, empresas, financiadoras, prefeituras, secretarias, salas de espera de chefes de gabinete, seja lá o que for, sempre em busca do que? Fazer a próxima jornada.

Não conheço pessoa mais focada, determinada, obsessiva, centrada, furiosa, tenaz, resoluta, quando se trata de colocar a Jornada em pé.

Trator buldozer de 500 toneladas. Boeing 7.00.747. Sólida. Indomável

Emagreceu, sim. Mas a força é descomunal quando se trata da Jornada.

Ela tem sofrido a cada ano, sei disso, os mais próximos sabem. Rejeições, recusas, depressões, desânimos, vontade de largar tudo, desaparecer, entregar os pontos. Muitas vezes os mais próximos a ouviram exclamar: “Chega, é a última.”

No entanto, quantas vezes a ouvimos dizer quando se aproxima o momento de colocar essas lonas de pé, trazer essa gente, arrebanhar as crianças: “Vamos, vamos, vamos! Mexer o rabo, minha gente! Que desânimo! Tem muito a fazer. Querem que a Jornada não saia?

E ela aí vai em frente, de novo, trombando com deputados, secretários e ministros da Fazenda, quem quer que tenha a chave do cofre, a senha da conta.

Esses que não dão o dinheiro, esses que dizem não, esses que criticam, deveriam vir a Passo Fundo (eu pago a passagem) e olhar e se ajoelhar diante da Jornada e de Tania e dizer obrigado em nome do Brasil.

30 anos, 2011
60 anos, 2041
100 anos em 2081

Já liguei para o Oscar Niemeyer e pedi a fórmula, em 2041 eu terei 105 anos. A Tania, não sei, mas ela é nova, ainda que muito vivida. Com essa magreza, ela chegará ao centenário da Jornada de Passo Fundo, resoluta, impertinente, aflita, gozadora, audaz, enérgica, chata, louca, doce, áspera, afetuosa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário