sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Achados e perdidos

Foto: Leonardo Andreolli


Celulares, mantas, credenciais, notebooks, pastas, crianças, professores. Todos os itens dessa lista podem ser (e foram) perdidos durante um evento que reúne milhares de pessoas como a Jornada Nacional de Literatura. Muitos esquecem objetos pessoais, se perdem do grupo ou acham alguma coisa que não sabem onde entregar. Para resolver isso, funciona desde 2005 a Rádio Poste das Jornadas Literárias. O espaço que serve para dar os avisos sobre a programação do complexo de lonas do Circo da Cultura também é a solução para os mais distraídos. Diariamente cerca de 200 pessoas são atendidas.

A coordenadora do espaço é a professora Bibiana de Paula Friederichs auxiliada pelo técnico responsável André Tassi e um grupo de 10 alunos da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (UPF). Ela explica que além de todo esse serviço ao público a Rádio Poste também é produtora e fornecedora de material de áudio para oito rádios da região. São boletins gravados e ao vivo com a cobertura completa da movimentação. Quem não conhece um palestrante ou conferencista também costuma recorrer à equipe.

Muitas crianças se desesperam ao perceber que estão perdidas. A equipe da rádio precisa lidar com essa situação e distrair os pequenos enquanto o responsável por ele não chega. “Teve um fato curioso. Um grupo de pelo menos 10 crianças procurava uma professora perdida”, conta. Outro caso diferente foi com um celular entregue à equipe da rádio. “Ele ficou o dia inteiro lá. No final do dia a nossa estagiária resolveu ligar o aparelho e procurar algum contato para avisar”, acrescenta. Ela ligou para a mãe da menina que se comprometeu a buscar o aparelho no dia seguinte. Além de voltar para pegar o aparelho, a mãe ainda presenteou a estagiária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário