quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Imprensa em movimento digital



Foto: Tiago Lermen

A internet abriu um novo campo de desafios para o jornalismo. Hoje, a informação provém de inúmeras fontes, abrindo o campo da transmissão pública de notícias a uma vasta população – e levando os grandes jornais a um reposicionamento e integração de mídias. Na noite de quinta-feira (25), a conferência “A comunicação do impresso ao digital” colocou o tema em pauta na 14ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo. Falaram sobre isso os jornalistas Rinaldo Gama, de O Estado de S. Paulo; Pedro Lopes, do Zero Hora; Roberto Dias, da Folha de S. Paulo, e Eduardo Diniz, de O Globo.

O editor chefe de notícias online da RBS, que inclui o site do Zero Hora, Pedro Lopes apresentou pesquisas americanas que mostram o índice de crescimento do uso de tablets. Curiosamente, eles ainda não são tão usados para a leitura de jornais e revistas: são mais utilizados para acesso aos e-mails.

Eduardo Diniz, de O Globo, disse que a internet representa um novo ecossistema para os grandes jornais, com maior impacto do que tiveram o rádio e a televisão. “A informação transmitida pela internet lança como um supermercado de verdades, onde temos que escolher o que levar”, diz. “Isso mexeu com os grandes jornais, com tradição de produzir notícias. A tendência hoje é que as redações de impressos e sites se integrem.” Eduardo resgatou ainda o significado etimológico da palavra “imprimir”: transmitir, incutir ou gravar. “Hoje, a prensa é apenas um dos veículos, temos que pensar em imprimir, nesse sentido original.”

A essa questão, o editor de Novas Plataformas da Folha de S. Paulo, Roberto Dias, adicionou que apesar de as redações do impresso e site da Folha estarem integradas desde o ano passado, há uma questão econômica: “Não conseguimos ter a mesma receita com os sites do que com o impresso. Isso também acontece no resto do mundo.”

Já o editor do caderno Sabático de O Estado de S. Paulo, Rinaldo Gama, fez uma apresentação ligando o impresso, o digital e a literatura. “A literatura sempre foi multimeios, com multiplicidade de discursos. Hoje, o meio digital oferece um modo novo de realizar isso.” Em sua fala, Rinaldo destacou ainda a necessidade de repensar as formas de cobrir e escrever sobre a literatura eletrônica. E encerrou mostrando os recursos multimídia do caderno Sabático, como o programa mensal que entrevista um escritor na TV Estadão, transmitida no portal do jornal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário