quarta-feira, 13 de julho de 2011

Bagagem acumulada em missões jornalísticas


O jornalista potiguar Murilo Melo Filho tem mais de 70 anos de experiência profissional e é um dos literatos presentes no 4° Encontro Nacional da Academia Brasileira de Letras, no dia 26 de agosto, na Jornada de Literatura de Passo Fundo.

Não é exagero afirmar que ele viveu de perto momentos históricos da política do século XX: uma de suas primeiras lembranças é ter presenciado, aos sete anos, o levante comunista ocorrido em Natal em 1935.
Em sua longa carreira, viu de perto a construção de Brasília, acompanhou Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, João Goulart, Ernesto Geisel e José Sarney em missões jornalísticas. Estas também Garantiram entrevistas com figuras como Charles de Gaulle, Ernesto "Che" Guevara, Richard Nixon, Dwight Eisenhower, Fidel Castro, Ho Chi Minh, entre muitos outros.

No exercício da profissão, teve também a oportunidade de se relacionar com jornalistas ilustres como Câmara Cascudo, Carlos Lacerda e Júlio de Mesquita Filho. Cerca de cinquenta anos antes de ser imortalizado pela Academia Brasileira de Letras, Murilo Melo Filho costumava frequentar sessões da instituição com amigos. Em 1999, passou a ocupar a cadeira n°20.

Sua produção literária é predominantemente política, histórica e jornalística e bastante - embora não exclusivamente - voltada ao cenário brasileiro. Sua experiência certamente enriquecerá os debates com Alberto Venâncio Filho, escritor também presente neste dia do Encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário