segunda-feira, 27 de junho de 2011

Aprofunde-se com a Pré-Jornada

Uma das características mais marcantes da Jornada Nacional de Literatura é a chamada Pré-Jornada. Nela, formam-se grupos de dez pessoas em escolas, universidades e de outros setores, com o objetivo de ler e estudar as obras dos autores que participarão dos debates durante o encontro em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. No site da Jornada, estão disponíveis a ata e um formulário com perguntas sobre as obras escolhidas. A sugestão é que depois de respondidas essas perguntas, os grupos compartilhem as suas vivências e comentários sobre os livros nas redes sociais da 14ª Jornada: Facebook, Twitter e blog. Em grande medida, é essa leitura das obras que imprime profundidade e alto nível às discussões da Jornada.

Mergulhe nas obras também e participe da Pré-Jornada. Confira as instruções no site, assim como as obras escolhidas para serem selecionadas. Aqui no blog, também indicaremos alguns dos livros sugeridos.



Entre eles, estão dois volumes da chamada trilogia íntima da filósofa e escritora Marcia Tiburi, “Magnólia – Romance em 100 Fatos e um Voo de Inseto” e “A Mulher de Costas”, ambos da editora Bertrand Brasil. Os dois exploram o território íntimo das mulheres, em tramas que giram em torno de reflexões internas, ao invés de ações mirabolantes no cenário externo. Em “Magnólia”, de 2005, o encontro da personagem consigo mesma se dá quando ela vasculha gavetas, relê cartas e procura sinais diante da ausência de outra mulher. Já em “A Mulher de Costas”, de 2006, essa busca acontece em meio à travessia de um deserto a outro. De quebra, a autora resgata a lenda da salamanca do Jarau, ou de uma princesa moura encantada, que faz parte da mitologia gaúcha. Leia e discuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário