quarta-feira, 4 de maio de 2011

O mercado editorial vai bem, obrigado


Com a tendência de crescimento das vendas de livros no Brasil, deve-se comemorar a existência da Jornada de Passo Fundo, bienais, feiras, festivais e outros eventos literários no país. A Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo completa 30 anos trabalhando pela valorização dos diferentes modos de artes e a difusão do hábito de leitura no Brasil.

O mercado editorial brasileiro apresenta vendas crescentes nos últimos tempos. Apesar de apenas 3 mil livrarias concentrarem a oferta de livros da população de 190 milhões de pessoas divididas em 5565 cidades, a produção de livros apresenta cada vez mais títulos e novas estratégias de distribuição.

De acordo com estudo da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), 52510 títulos foram produzidos, somando 386 milhões de impressões. Destas, 370 milhões foram vendidas, aproximadamente 20% a mais do que em 2006, quando as vendas somavam 310 milhões de exemplares. O segmento de livros escolares é o que mais cresceu, correspondendo a 51% da soma.

Já o relatório de 2010 da Associação Nacional de Livrarias (ANL) indica não apenas o aumento das vendas: também aponta que 29% das livrarias têm planos de expansão ou renovação das lojas e 9% ambicionam abrir novas filiais.

Embora o comércio virtual seja uma prática absorvida por 48,57% dos livreiros brasileiros, outras logísticas distributivas têm se destacando para suprir a demanda por leitura no Brasil. O índice nacional de leitura é de 4,7 livros por ano (excluindo os escolares obrigatórios o número cai para 1,3), o sucesso das vendas em domicílio faz crer que tal realidade é resultado de falta de acesso à literatura. Elas representavam 17% do mercado editorial em 2009, enquanto em 2005 correspondiam a 5% dele. De acordo com a Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), atualmente existem 30 mil vendedores em domicílio e 32 editoras especializadas neste tipo de consumo. Em Passo Fundo o índice de leitura é 6,6 livros por pessoa por ano.

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