quinta-feira, 7 de julho de 2011
Como a internet afeta a leitura
Em todas as suas formas, as discussões sobre a literatura estarão presentes na 14ª Jornada Nacional de Literatura. Não apenas nos debates, como também em seminários e conferências que vão reunir alguns dos principais acadêmicos e pensadores do mundo. Um exemplo é o 10º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura, que tem conferências como “A leitura: estudos em rede”. Ela acontece no dia 24 de agosto, das 9h30 às 11h30, no Auditório do Iceg (prédio B5). O acadêmico espanhol Ramón Pérez Parejo, da Universidade de Extremadura, participa da discussão ao lado de Gabriel Nuñez Ruiz, da Universidade de Almería na Espanha, e José Soto Vásquez, também da Universidade de Extremadura. Entre as linhas de investigação de Ramón, estão a didática da língua e a literatura infantil e juvenil.
Doutor em Filologia Hispânica, Ramón tem muitos ensaios publicados em livro, como “Metapoesía y ficción: claves de una renovación poética (Generación del 50-novísimos)”. Com a sua experiência de 15 anos como professor, como acha que devam se envolver os jovens no hábito prazeroso da leitura? “Devemos incentivá-los de maneiras diferentes. Com textos curtos e adequados à idade, bibliotecas, variedade de leituras, participação ativa do aluno, paixão por parte do professor, oficinas de literatura. Mas não há uma receita.”
Durante a sua participação na Jornada, Ramón pretende discutir o tema da relação entre as redes sociais da internet e a leitura. “Baseando-me em diversos indicadores, defendo que quando as leituras se fazem exclusivamente pela internet elas se tornam mais superficiais. Isso porque o leitor está sendo continuamente interrompido por banners de publicidade, alertas, etc. A própria mente se torna mais superficial.” Vale acompanhar essa discussão durante a Jornada.
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