quinta-feira, 7 de abril de 2011

Quadrinhos entre irmãos


“Desde sempre !” É assim, com uma exclamação, que o quadrinista e autor Fábio Moon responde à pergunta sobre desde quando desenha junto com o seu irmão gêmeo, Gabriel Bá. A dupla participa da 14ª Jornada de Literatura, no Encontro com os Gêmeos, ao lado dos também célebres Paulo e Chico Caruso, na Jornight. “Aos 15 anos já sabíamos que queríamos fazer histórias em quadrinhos, e começamos a criar os fanzines.”

De lá para cá, o fanzine 10 Pãezinhos tornou-se muito popular. Tanto, que originou a publicação de uma série de livros: apenas no Brasil eles têm nove lançados. A arte da dupla ultrapassou fronteiras e ganhou volume em países como os Estados Unidos, Itália, França e Espanha. E conquistou uma série de prêmios, como o prestigioso norte-americano Eisner Award e o Jabuti, pela adaptação em quadrinhos do livro “O Alienista”, de Machado de Assis.

Hoje, a dupla produz a série Daytripper para o selo Vertigo, da editora norte-americana DC Comics: que está liderando o ranking de mais vendidos do jornal New York Times. E aos sábados, assina a tira “Quase Nada”, na Folha de São Paulo. “Um dos maiores desafios para os quadrinistas no Brasil é fazer as pessoas descobrirem o seu trabalho. É difícil levar os quadrinhos para além do pequeno nicho que já os consome.” Aos 34 anos, Fábio acha mais do que natural compartilhar o estúdio de trabalho com seu gêmeo. “Para mim, é o cenário ideal. Não preciso ter medo de crítica ou de cobrar: temos intimidade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário